« Os Reis Magos | Entrada | Começou a Campanha »

janeiro 08, 2006

Uma Campanha Alegre

O grande embate no próximo dia 22 será entre Manuel Alegre e Mário Soares. A candidatura de Manuel Alegre conseguiu um feito surpreendente, a crer nas percentagens que as sucessivas sondagens lhe atribuem. As candidaturas de Alegre e de Cavaco são as únicas transversais a todo o espectro político português, indo buscar votos da ponta direita à ponta esquerda. No caso de Alegre, a punção em algum eleitorado de direita foi conseguida através de um discurso cheio de apelos aos valores nacionais e patrióticos. E o embate entre Manuel Alegre e Mário Soares vai deixar algumas clivagens. A primeira delas já aconteceu com as empresas de sondagens.

Na realidade, esta campanha tem mostrado que há dois grupos de sondagens: o da Eurosondagem e o das outras (Aximage, Católica, Intercampus e Marktest). A diferença entre os dois grupos, no que se refere ao embate entre Manuel Alegre e Mário Soares, não tem qualquer característica aleatória. Há um enviesamento permanente.

No gráfico que se apresenta em baixo indicam-se os diferentes resultados, para cada candidato e, em cada candidato, por cada grupo de sondagens. No caso de Louçã e Jerónimo de Sousa não há diferenças significativas. No caso de Cavaco Silva já há uma diferença clara, que me parece com tendência a esbater-se. Será que Oliveira e Costa já se conformou com uma possível vitória de Cavaco Silva?

Todavia, é nas percentagens atribuídas a Manuel Alegre e Mário Soares que se verificam as diferenças mais significativas. Os valores atribuídos pela Eurosondagem a Mário Soares estão sempre muito acima dos valores atribuídos pelas outras empresas, enquanto que, no caso de Manuel Alegre, sucede exactamente o contrário.

A anunciada descida de Manuel Alegre não me surpreendeu. À medida que as máquinas partidárias começassem a engrenar, a tendência seria para uma diminuição do eleitorado de Manuel Alegre, devida à recuperação dos votos feita sob a influência das máquinas partidárias. As queixas iniciais de Manuel Alegre poderiam ser levadas à conta de “mau perder”. Todavia, após ter visto os recentes resultados da Católica e da Aximage, resolvi analisar os valores das sondagens repartidos por aqueles grupos, e o resultado foi este:

Sondagens.jpg

Relativamente às sondagens realizadas pela Aximage, verifica-se, a partir de certa altura, uma clara inversão das posições de Manuel Alegre e Mário Soares. Todavia não se trata de um tendência permanente, enquanto que no caso da Eurosondagem há uma diferença sistemática e bastante grande, a favor de Mário Soares.

Ora estas sondagens poderão influir nas decisões do eleitorado, principalmente o eleitorado socialista. Na escolha entre Manuel Alegre e Mário Soares, muitos socialistas optarão por aquele que tiver mais hipóteses face a Cavaco Silva. Por isso estas sondagens não são neutras. E se elas tiverem um enviesamento deliberado, então poderemos estar confrontados com uma tentativa de influir uma parte do eleitorado utilizando processos pouco claros. Rui Oliveira e Costa é um dirigente do PS. Está no meio da guerra que opõe parte do aparelho do PS a Manuel Alegre, tem provavelmente algumas telhas de vidro. Não me parece que a imagem dele fique bem nesta fotografia.

Publicado por Joana às janeiro 8, 2006 07:48 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/117940

Comentários

De uma coisa tenho a certea:
Alguma(s) empresa(s) de sondagens se vai tramar.

Um @bração do
Zecatelhado

Publicado por: zecatelhado às janeiro 8, 2006 08:17 PM

eu cá por mim, hoje é:

haja Alegria

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 08:19 PM

Bem .. isto a mim não me interessa nada.. até pq são favas contadas ...aparte que o Ruisinho Oliveira Costa manipulador descarado , a mim nunca me enganou...
Que agonia que ele deve estar a passar...

Agora ver um negrão enorme apanhar muita porrada de um branquela pequenote e gordo.... já me interessa..
Ontem , fui na praia lá para os lados de Itapuã...junto a umas pessoas que conheço estavam dois irmãos Sergipanos ...beberam a tarde toda ... mais de uma grade de cerveja ( e a cerveja aqui tem o dobro do tamanho) animados e conversadores pareciam pessoas inofensivas .
Eu como ando meio agoniado do carbono e não gosto de ver bêbos ...fui passear pela praia , tomei muitos banhos .. mas no final da tarde reuni-me à galera ...tudo parecia normal.
A dada altura os manos decidiram ir embora ...de repente um deles( eng.,..o que implica alguma formação) já no cimo das escadas volta-se para trás e começa a implicar com um négão que é segurança na praia....
Como ele é branco .. e cliente ... dos bons .. o negão ficou quieto...não contente o branquela desce as escadas e depois de confrontar o homem desata ao murros no pobre desgraçado.. nunca vi nada parecido .. depois de derrubado, o négão continua a apanhar completamente passivo .... até depois de muito tempo terem sido apartados ...
Tem muitos nazis por aqui....parece ....que nojo ... aquele filho da p*ta nunca mais me vê os dentes ...
Nem tudo são rosas ran tan plin .... tem muito racismo .... nesse mundo... malditos sejam...

Publicado por: Cush às janeiro 8, 2006 09:13 PM

não em Mozambique Cushão

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 09:14 PM

Bora logo pra lá ...

Vou ver jazz ao vivo ( jam session aos domingos )...no Olivier.. see you.. later...
Depois vais conhecer .. tem aqui um guitarrista o Diego .. porra véio .. que músico... vou tomar uma banhoca e bora pra lá ver o Dieguito...desbundar ...

Publicado por: Cushão às janeiro 8, 2006 09:23 PM

...amanhã disparo os mails para abrir o kaminho de Mozambique, sem kompromissos, vamos com calma, até ao fim da semana eu despacho os 2 relatórios que tenho em mãos, e a mala já está a ser feita, no domino, ou se não houver, 2ª embarko para aí, e depois logo vemos...

PS

1.não te esqueças que tenho o Carnaval prometido à minha namoriskada nº 1 e não falho essa promessa.

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 09:25 PM

e eu vou sonekar cedinho porque ando metido em muitas kontas...

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 09:27 PM

...mas antes de ir sonekar é só lembrar-te que esse gordinho sacana vai aprender umas koisas, lá mais para à frente, nem precisamos de nos preokupar com isso, karma...

E o negrão vai ser rekompensado.

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 09:47 PM

Alegre é um homem respeitáve: é um homem de bem, um democrata, uma pessoa séria. Nunca se meteu em negócios, nunca apoiou ditadores sanguinários, nunca teve proximidades com o grande dinheiro. Não vou votar nele mas, se for eleito, não deixarei de dormir descansado.

Se houver segunda volta, gostaria que fosse com Alegre. Seria um debate civilizado e democrático entre dois projectos e dois modelos políticos e ideológicos, ambos de grande qualidade e ambos igualmente respeitáveis.

Contribuiria, pelo menos, para melhorar a qualidade da política em Portugal.

Publicado por: Pedro Pais de Vasconcelos às janeiro 8, 2006 10:23 PM

A clivagem Alegre-Soares, seja qual for o resultado, já vai dar mossa no PS. E das grandes...

A menos que um deles saia Presidente, nada vai apagar isto. Tal como Zenha nunca mais foi o mesmo...

Publicado por: J P Castro às janeiro 8, 2006 10:27 PM

parece-me bem visto

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 10:27 PM

Mas seja lá como for o resultado eu agradeço sinceramente a todos os candidatos, porque é bem preciso t., porque é muito penoso estar naqueles lugares, sempre a lidar com eventuais e reais traições

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 10:30 PM

O dilema da esquerda que não quer Cavaco é que, votando Alegre para ir ele à segunda volta, perde o voto do centro na segunda volta e Cavaco ganha.

Se votar Soares para ir à segunda-volta, ganha mais ao centro, mas perde o voto mais à esquerda.

Seja como for, Cavaco ganha. Só um candidato que conseguisse ser simultaneamente Alegre e Soares impediria Cavaco de ganhar.

Publicado por: J P Castro às janeiro 8, 2006 10:32 PM

Entretanto, num tipo de "engolir sapos 2" o líder do PCP decidiu atacar Alegre abertamente. Cheira-me a estratégia para convencer o eleitorado PS hesitante de que o PCP não apoiará Alegre numa segunda volta.
Ou seja, o PCP já escolheu Soares para a segunda volta, porque reconhece que só ele (com o apoio do PCP) pode evitar a vitória de Cavaco. Esse, como sabemos, é o verdadeiro objectivo do PCP: evitar Cavaco.

Eu gosto de sapos: custa-me vê-los a serem engolidos.

Publicado por: J P Castro às janeiro 8, 2006 10:44 PM

Por outro lado, a direita liberal está com Cavaco e (talvez sem saber) a engolir um sapo enorme.

Publicado por: J P Castro às janeiro 8, 2006 10:46 PM

Publicado por: J P Castro às janeiro 8, 2006 10:44 PM

Você tem uma tendência irreprimível para se enganar.
Aqui há tempos jurava a pés juntos que o Jerónimo de Sousa não ia a votos; agora vem com essa da estratégia do PCP para não apoiar Manuel Alegre numa segunda volta.
Vê-se que não conhece muito sobre o PCP e que, além disso, não é muito dado aos noticiários. Se acompanhasse as notícias da campanha teria ouvido o secretário-geral do PCP dizer que o partido apoiará QUALQUER candidato de esquerda na segunda volta.
Isso não é obstáculo, no entanto, à denúncia do oportunismo e hipocrisia de Alegre, que teve o descaramento de invocar o exemplo de Álvaro Cunhal, a quem traiu em vida.
Alegre sabe muito bem o que fez e sabe por que é que Cunhal o considerava um verme. Por isso mais lhe valia estar calado. Aliás, a avaliar pela pronta resposta de Jerónimo de Sousa, sou levado a crer que ou Alegre se abstem de invocar Cunhal ou vai levar um correctivo público que porá fim às suas veleidades presidenciais.

Publicado por: (M) às janeiro 8, 2006 11:24 PM

1- Joana gosta muito de fazer juízos de valor; não é crime...nem recente.

2- É verdade que MAlegre tem o apoio de sectores Monárquicos?- também com aquele discurso nacionalista/patriota...

3- A direita, não tendo candidato, vai de facto engolir o sapa Cavaco. Nomeadamente os jovens turcos ditos neolibreais (onde eu incluo Joana) vão ficar muito sorridentes na fotografia ao lado de...Alberto J.Jardim!

Publicado por: zippiz às janeiro 8, 2006 11:25 PM

Já aqui tinha chamado a atenção para a falta de credibilidade de algumas sondagens. Do que conheço de Rui Oliveira e Costa não me parece que seja um sincero apoiante de Mário Soares. O enviesamento das suas sondagens deve ser mais uma questão de dinheiro e de necessidade de satisfazer os seus clientes mais amarrados ao PS. Agora não há dúvida de que ele corre um risco enorme de ver a sua empresa totalmente descredibilizada, o que é mortal para uma empresa de sondagens.

Um segundo lugar para Manuel Alegre, com ou sem sgunda volta, será uma oportunidade rara de introduzir uma nova força política no xadrez corrupto dos nossos partidos. Um novo partido de esquerda, que o fosse realmente sem cair nas tonterias do BE, podia acabar por esvaziar eleitoralmente o PS, hoje reduzido à simples condição de ala esquerda do PSD. Só espero que o Manuel Alegre tenha a coragem de fundar um Partido Radical (no sentido que a palavra tem no espectro político francês), que seja de esquerda a sério, contra a globalização fundamentalista e contra os excessos neo-liberais, sem ser acefalamente estatista ou totalitário.

Publicado por: Albatroz às janeiro 8, 2006 11:40 PM

parte do artigo de António Barreto saído no Público de hoje:

O BCP, o BES, o PS e a Iberdrola estão de parabéns. Após longos meses, talvez anos, de negociações difíceis, conseguiram desenhar uma solução para a EDP, com repercussões a prazo para toda a energia portuguesa. Os esforços concertados de Manuel Pinho, deputado socialista, de Manuel Pinho, ministro socialista da Economia e de Manuel Pinho, ex-funcionário do Espírito Santo; de António Mexia, presidente indigitado da EDP, de António Mexia, ex-ministro social-democrata da Economia, de António Mexia, ex-presidente da Galp, de António Mexia, ex-presidente da Transgás e de António Mexia, ex-funcionário do Espírito Santo; de Joaquim Pina Moura, presidente da Iberdrola, de Joaquim Pina Moura, deputado socialista, de Joaquim Pina Moura, ex-ministro socialista e de Joaquim Pina Moura, ex-funcionário do BCP, deram frutos neste início de ano novo, em cima da grande festa da Epifania! O Grupo Espírito Santo, em particular, merece felicitações. Dia após dia, acumula vitórias. É um grande grupo económico e financeiro português. Um centro de decisão nacional. Tem ganho sucessivamente todas as partidas em que se tem envolvido. Na PT. Na Galp. Agora na EDP. Nos diamantes. No off shore. No Brasil. Na venda à ENI das suas partes na Galp, nos tempos de Pina Moura no governo. Na compra de participações na EDP, nos tempos de Pina Moura na Iberdrola e de Manuel Pinho no Governo. O BES sabe o que faz...

Publicado por: zippiz às janeiro 8, 2006 11:44 PM

(M) às janeiro 8, 2006 11:24 PM

"...oportunismo e hipocrisia de Alegre, que teve o descaramento de invocar o exemplo de Álvaro Cunhal, a quem traiu em vida"

Como, nestas eleições, sou apoiante de Manuel Alegre, gostaria de saber como e quando é que ele traiu Álvaro Cunhal, e porque é que este o considerava "um verme"...

Publicado por: Albatroz às janeiro 8, 2006 11:50 PM

Publicado por: Albatroz às janeiro 8, 2006 11:50 PM

quem pode dar uma ajuda é Joana.

Publicado por: zippiz às janeiro 8, 2006 11:55 PM

O Manuel Alegre foi acusado de muitas coisas enquanto esteve em Argel. Falou-se em questões de dinheiro. Mas a nossa história partidária tem mostrado que quando há gente ligada ao PCP que sai fora dos carris, inventam-se muitas calúnias, normalmente para uso interno e para liquidar o carácter da figura em causa. Eu tive a oportunidade de me aperceber disso durante a década de 90, quando acompanhei as saídas de diversos elementos do PCP. Parece impossível como ainda têm alguma credibilidade. Há gente muito má ali. E o mais trágico é que, enquanto permanecem nas fileiras, colaboram na má língua de que a seguir são vítimas.

Publicado por: Joana às janeiro 9, 2006 12:11 AM

JPPereira tem uma visão sobre esse e outros assuntos.
Jerónimo Sousa já respondeu a JJP dizendo que as fontes dele são a PIDE.

Publicado por: zippiz às janeiro 9, 2006 12:21 AM

Segundo se diz, algumas das fontes da PIDE eram militantes do PCP, pelo que a PIDE até pode ser uma boa fonte de informações sobre o PCP...

Publicado por: Albatroz às janeiro 9, 2006 12:25 AM

Bonito ...

Publicado por: asdrubal às janeiro 9, 2006 12:59 AM

"Alegre [...] teve o descaramento de invocar o exemplo de Álvaro Cunhal, a quem traiu em vida"

Para o PCP, qualquer abandono é uma traição.

O que aconteceu, tal como me foi contado pelo meu colega António Brotas, que também esteve em Argel, foi apenas que Manuel Alegre era do PCP e estava em Argel no tempo de Ahmed Ben Bella, um dirigente argelino filo-comunista. Argel que era nesse tempo porto de abrigo para dissidentes portugueses, tanto comunistas como não-comunistas. Os comunistas viviam naquilo a que os outros chamavam "o preservativo": por ordens do partido, não comunicavam com os restantes portugueses que viviam lá, para não serem contaminados. Depois Ben Bella caiu, sendo substituído por dirigentes menos amigos do comunismo, e foi dada ordem ao PCP para se pôr a milhas. Alegre estava bem instalado em Argel, não quis sair, e para isso desligou-se do PCP. Apenas para não ter que se ir embora de Argel.

Foi esta a história que António Brotas (também um velho resistente anti-fascista, mas do PS) me contou. Não me disse que Alege tenha feito qualquer sacanice ao PCP.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 10:17 AM

A Joana é capaz de votar no Alegre, só para tentar aprofundar a crise que vislumbra no PS.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 10:18 AM

A última sondagem, que saiu ontem ao que parece, é da Marktest e dá uma vantagem de 3 pontos percentuais de Mário Soares sobre Manuel Alegre.

Isto a modos que infirma a teoria da Joana (a qual não sei se é verdadeira ou não, uma vez que presto pouca atenção às sondagens, e muito menor atenção ainda a quem as faz).

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 11:03 AM

Eu fui alferes miliciano em Angola, entre 1966 e 1968, pelo que sempre me incomodaram os relatos de deserção de Manuel Alegre que corriam entre os antigos militares no Ultramar. Só há bem pouco tempo percebi que Manuel Alegre não desertara enquanto militar, só saíndo para Argel depois da sua passagem à disponibilidade. O que serve para demonstrar como é fácil colar certas calúnias a pessoas que se querem abater, com a certeza de que fica sempre alguma coisa dessa calúnia. A maior parte das vezes não nos preocupamos em tentar confirmar ou desmentir essas calúnias, deixando que a dúvida para sempre fique no nosso espírito. Os antigos combatentes achavam que lhes era vantajoso acreditar na deserção de Manuel Alegre, e por isso acreditaram. Os comunistas - e os apoiantes de Mário Soares - acharão que têm vantagem em acreditar na falta de carácter de Manuel Alegre, com base em histórias inventadas quanto ao seu comportamento com o PCP, e por isso acreditam e espalham a calúnia. Tudo em nome da liberdade e da democracia, está visto...

Publicado por: Albatroz às janeiro 9, 2006 11:04 AM

A Joana, em matérias de PS, parece-me uma intriguista política do calibre de um Marcelo Rebelo de Sousa. No seu afã de dizer mal de e demolir o PS, vê intriga e casos políticos onde eles não existem, ou dificilmente existem.

Não acredito que a eventual vitória de Manuel Alegre sobre Mário Soares tenha para o PS quaisquer consequências nefastas. O PS está bem instalado no poder, e é bem dirigido por dois políticos capazes e modernos - José Sócrates e, sobretudo, António Costa. As desavenças entre os dois velhotes dificilmente poderão fazer mossa à geração mais recente.

Aliás, estas eleições são um triste espetáculo de senilidade. Com parcial exceção de Francisco Louçã e de Garcia Pereira, todos os outros candidatos (que são os principais) me parecem já completamente gastos pelo tempo. É triste que o povo português ainda se deixe seduzir por estes atores do antigamente.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 11:10 AM

É verdade que a traição em política é matéria recorrente e persistente. Deve ser akela koisa do poder que mexe ainda não percebi se é com as serotoninas ou outras.

Em bora a Dama de Ferro estivesse nos antípodas da minha concepção socializante, nunka me squeci de uma frase dela: "Em política esperam-se fakadas pelas costas..."

Reparem que não é "existem", ou "acontecem", é: esperam-se!

Fiquei de sobreaviso. Consegui evitar umas tantas, à minha escalazinha. Não consegui evitar que na minha escola votassem a minha "destituição" quando eu estava em Timor.

Mas a seguir impugnei a votação. Está em tribunal em duas acções, que vergonha para eles.

E eu entretanto fiquei livre como um pássaroco/dinossauro, que bom.

Só que ainda tenho umas kontas para acabar...

Deus é grande e Portugal é o maior...

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 11:13 AM

...mas atenção cá para mim Portugal é o "pai", que eu vou é por aí ao fora

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 11:14 AM

...acho que os livros já tá Cush, que era o mais difícil, vão 7 por kausa das koisas, assim quando tu fores tratar das garinas já posso fikar enroscado a ler alguma coisa interessante.

Garinas para mim é a minha Paulinha, a Rute, e as Joanas todas na Joana, e já chega, espero eu.

Levo a Concretização do Protocolo de Kyoto?

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 11:50 AM

Do que conheço do Rui Oliveira e Costa ele está-se a borrifar para uma hipotética "descredibilização" da sua Eurosondagem. A única coisa que está em causa para ele é ter dinheiro...e poleiro (o tipo vibra cada vez que está em directo - interrompe tudo e todos, vira verdadeiro protagonista) O que ele quer é garantir trabalho. E quem mais trabalho lhe encomenda é o PS, naturalmente. Nesse sentido, tanto faz que as sondagens estejam certas ou estejam erradas : o papel dele não é acertar, é apenas dar a cara pela sondagem que o seu cliente - muitas vezes de forma completamente ignorante - acha que mais o beneficia em determinada altura. Enquanto houver clientes destes, o Rui Oliveira e Costa está safo. Está safo porque é um moço de fretes. Mesmo que publique sondagens a dar vitória ao Garcia Pereira na primeira volta - e desde que seja o Garcia Pereira a pagar, claro está.

Publicado por: Xik0 às janeiro 9, 2006 12:06 PM

Oioi ... bum dgia..

Isso... traz a Concretização do Protocolo de Kyoto...

Publicado por: Cush às janeiro 9, 2006 12:30 PM

dgiaaahh! Hmmm... espreguição e eu de ran-tan-plim, né? O mail-míssil nº 1 about Mozambique já foi disparado. O nº 2 é logo à tarde :) *******

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 12:42 PM

(vou markar o voo...)

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:02 PM

(olha levo roupa - uma só mala - de 0 a 19 ou chega de 0 a 15?)

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:25 PM

chi, a doença dos pézinhos?

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1244136

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:39 PM

olha lá vocês que percebem mais disto do que eu:

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/

Reservas de Ouro - vejam lá que vender um bokado dá mas isso faz parte do lastro negocial de Portugal, tá?

E além disso preukupava-me que isso estivesse em Fort Knox mas agora já não sei.

Por causa dos Incas!

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:43 PM

Eu acho que Portugal deve continuar a ser dos mais ricos em reservas de ouro, pois se herdámos isso e somos fiduciários perante as gerações vindouras, temos que lhes deixar...

direitinho está aqui:

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=61666

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:46 PM

ehehe, mas acho engraçado vendermos ouro à China...:)

koisas de dragões...

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:49 PM

Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 11:03 AM
Uma das coisas a que a ânsia de dizer mal conduz é o falar sem ler primeiro. A sondagem que veio hoje a público é ligeiramente mais favorável a Manuel Alegre que a da Aximage, que eu considerei ontem. Eu escrevi que considerava natural a perda de votos por parte de Manuel Alegre. A minha tese, neste post, é a que há um enviesamento deliberado nas sondagens da Eurosondagem. E você, se olhar para o gráfico, percebe isso.

Publicado por: Joana às janeiro 9, 2006 02:04 PM

(aproveito para informar publicamente o Bloco de Esquerda que agradecia não receber mais e-mails nem sms porque eu apago sem ler!

Além disso vou para fora não tarda quase nada e lá fora chateio-me mesmo!)

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 02:34 PM

ou será que continuo a rir? Olha não sei

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 02:36 PM

Pesquisando no Google sobre José Agostinho Macedo, encontrei-me com as Gaitadas que publicou, suponho em 2004.
Diverti-me imenso. Mas do que eu tenho mesmo andado à procura é do célebre panfleto, feito pelas núpcias de Carlota Joaquina, chamado "O gato que cheirou e não comeu"
Amigo bloguista se me ajudasse a encontrar tal texto, muito grato lhe ficaria.
Muito obrigado pelo que nos tem deixado ler até hoje.
Ao seu dispor:
Maia de Carvalho

Publicado por: Maia às janeiro 9, 2006 03:17 PM

Joana às janeiro 9, 2006 02:04 PM

Tem razão, enganei-me.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 03:23 PM

(olha levo roupa - uma só mala - de 0 a 19 ou chega de 0 a 15?)

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 01:25 PM

..maior que 19...

Publicado por: Cush às janeiro 9, 2006 03:33 PM

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 10:17 AM

Você, como é seu hábito, escreve mais rápido do que pensa.
Nada o autoriza a dizer que eu me referia a um «abandono» do partido quando mencionei a «traição» de Alegre. Essa é a sua interpretação. Ou será que julga ter dotes telepáticos?

Ça va pas sans dire que, em certas circunstâncias, um «abandono» possa ser considerado uma traição.

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 04:00 PM

Publicado por: Albatroz às janeiro 8, 2006 11:50 PM

Como diz ser apoiante de Manuel Alegre, sugiro-lhe que pergunte ao próprio por que saiu do PCP e por que motivo Cunhal o considerava um verme.

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 04:06 PM

Publicado por: Joana às janeiro 9, 2006 12:11 AM

Pois é, Joana:

Um comunista honesto é um ex-comunista...
Um comunista verdadeiro é um ex-comunista...
Os ex-comunistas são todos uns anjinhos...
Os comunistas estão todos possuídos pelo demónio...

Ainda não perdi a esperança de a ver escrever que um bom comunista é um comunista morto.

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 04:11 PM

M) às janeiro 9, 2006 04:06 PM

A acusação foi sua, logo compete-lhe a si esclarecê-la. E se não consegue fazê-lo, então seria bonito que retirasse a acusação. Mas talvez isso seja pedir demais neste país de caluniadores sem vergonha...

Publicado por: Albatroz às janeiro 9, 2006 04:27 PM

Neste país de iliteratos, há quem não tenha vergonha em expor a ignorância e a má educação. Para não falar na dificuldade de interpretar o que lê.
Eu não tenho que retirar acusação nenhuma, pelo simples facto de que não fiz acusação nenhuma.
Apesar de tudo, se as medições de audiências não estiverem falsificadas, quase dois terços da população adulta deste país ouviu o secretário-geral do PCP acusar Manuel Alegre de ter traído Álvaro Cunhal.
Cabe agora a Manuel Alegre refutar essa acusação, embora eu não esteja a ver como ele o poderá fazer sem correr o risco de destapar uma caixa que ele não tem qualquer interesse em destapar.

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 04:42 PM

"quase dois terços da população adulta deste país ouviu o secretário-geral do PCP acusar Manuel Alegre de ter traído Álvaro Cunhal. Cabe agora a Manuel Alegre refutar essa acusação"

Não: cabe a quem fez a acusação prová-la.

De qualquer forma, trair Álvaro Cunhal não é crime. Pelo contrário, é uma boa ação.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 05:11 PM

Corrigindo o comentário anterior: nada cabe a ninguém, ou antes, Manuel Alegre tem tanto direito a negar a acusação de Jerónimo de Sousa, sem provar nada, como Jerónimo de Sousa tem o direito de fazer acusações a Manuel Alegre, sem as provar.

Cada um é livre de dizer o que quiser. Jerónimo de Sousa é livre de acusar Manuel Alegre, e Manuel Alegre é livre de responder ou não responder.

De qualquer forma, como dito, trair Álvaro Cunhal não é crime. Se a eventual traição tivesse tido sucesso, isso teria sem dúvida sido bom para o país. Não teríamos perdido nada se, em 1974, Álvaro Cunhal já estivesse onde agora está.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 05:15 PM

Isso é a sua opinião.
Sabe, em matéria de traições o que conta não é quem ou o quê se trai, mas sim o acto em si, que é uma questão de carácter.
Também é verdade que não está ao alcance de todos ter esse entendimento.

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 05:17 PM

(M) às janeiro 9, 2006 04:42 PM

O que (M) afirmou, foi:

"Isso não é obstáculo, no entanto, à denúncia do oportunismo e hipocrisia de Alegre, que teve o descaramento de invocar o exemplo de Álvaro Cunhal, a quem traiu em vida.
Alegre sabe muito bem o que fez e sabe por que é que Cunhal o considerava um verme."

Apesar disso consegue escrever que

"Eu não tenho que retirar acusação nenhuma, pelo simples facto de que não fiz acusação nenhuma."

Pois, pois. Basta o camarada secretário-geral dizer qualquer coisa para que deixe de ser acusação repetir o que ele disse. Mas talvez (M) devesse abster-se de papaguear as acusações do seu camarada secretário-geral se não tiver a possibilidade de verificar a sua justeza. Se a acusação for caluniosa tanto calunia o que o diz em primeiro lugar como aquele que, sem saber nada, o repete. Ou será que (M) está habituado a repetir acusações sem querer saber se elas são verdadeiras ou não?

Publicado por: Albatroz às janeiro 9, 2006 05:18 PM

Albatroz às janeiro 9, 2006 05:18 PM

Não se preocupe: a acusação não é caluniosa.

De qualquer forma, acusações injustificadas (não provadas), só acredita nelas quem quer (quem as acha verosímeis).

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 06:09 PM

Provado fica...que Sócrates prefere para Presidente o Cavaco !

Publicado por: Templário às janeiro 9, 2006 06:12 PM

(M) às janeiro 9, 2006 05:17 PM

Não: em matéria de traições, conta o quê se trai.

Se, por exemplo, um soldado da Alemanha nazi abandona as fileiras e corre para se juntar ao inimigo, isso é uma traição à pátria, mas não é moralmente criticável.

Trair um sacana também não o é.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 06:12 PM

Consta que houve um general alemão que, aproveitando-se da confiança que nele era depositado, tentou assassinar Hitler, pouco antes do fim da guerra. Objetivamente, esse indivíduo traiu Hitler. Mas penso que ninguém o acusa de ter dessa forma praticado uma má ação.

Se alguém traiu Álvaro Cunhal, isso também não terá sido uma má ação, na minha opinião.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 9, 2006 06:19 PM

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 04:11 PM

Nunca terá essa alegria, pois ela odeia Lenine !

Publicado por: Templário às janeiro 9, 2006 06:19 PM

O (M) repete a acusação, não só porque sabe que ela é verdadeira, como pelo facto de ter sido abertamente referida pelo PCP que, como é sabido, não tem o hábito de revelar as malfeitorias dos militantes expulsos, ao contrário do que Joana insinuou acima.

Por ser igualmente do domínio público, adianto-lhe que Manuel Alegre pertenceu ao grupo que assaltou as instalações da Rádio Portugal Livre e dali expulsou os elementos do PCP. O mesmo grupo que esvaziou as contas bancárias do PCP em Argel, apropriando-se do dinheiro do partido. E isto é apenas o que é do domínio público. Mas nunca se sabe se Manuel Alegre está disposto a que venha à tona a totalidade da história.

- Dado que me chamou papagaio, terá a bondade de me informar a que animal devo compará-lo?

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 06:20 PM

O meu último post era dirigido, naturalmente, ao Albatroz

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 06:23 PM

Luis Lavoura, você já nasceu assim ou isso é fruto de muito treino?

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 06:24 PM

eh pessoal , vai um ran tan fazer uma data de plins chega aqui ed já tudo plão!

A política é a coisa mais traiçoeira que há, não sei se é das endorfinas ou das serotoninas ou da velha adrenalina ou de um cocktail, mas lá que é e sempre assim foi e continuará (dir-se-ia) a ser.

Cush lameto mas acho o 19 muito mais elegante que o 20. Agora de 19 ainda posso dar um jeitinho para C, mudando de escala.

Já tá tudo, chego aí a 15 às 18h05 hora local se não acontecer nada no voo. O bilhete vai em aberto por 3 meses mas olha que eu antes de um mês devo ter que vir até cá, logo se vê...

Afinal no combóio estive a pensar: kaminho do meio, logo 2 mails-misséis *1/2=1 que é o que foi feito de manhã.

É que o outro era muito potente e de repente já estávamos em Moçambique daqui a 15 dias e eu quero voltar a kurtir Salvador...

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:04 PM

plim

Publicado por: Cush às janeiro 9, 2006 07:05 PM

Já estava a ver que não se caía no insulto! Cheguei a ficar preocupado, mas o (M) não deixou que as minhas expectativas ficassem frustradas. Para que fique registado, dizer que alguém papagueia outrém, não significa chamar-lhe papagaio, pelo que não chamei animal ao (M). Aliás, o papagaio nem sequer é um bicho desagradável... De resto, o único animal a que eu gostaria que o (M) se parecesse é o animal racional, mas pode ser que não tenha essa sorte...

Publicado por: Albatroz às janeiro 9, 2006 07:10 PM

olha tás aqui :)! Entretanto já não lia há muito tempo o meu irmão ran-tan-plan e fui comprar um dos últimos volumes. Também quero ver como anda o dono e o peneiroso.

Mas agora é: banho de espuma!

(Caro (M):... e depois linguadinhos com arroz de ervilhas e um pouko de frango na púcara...)

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:10 PM

esta kpk foi demais .... vi-a mas escapuliu-se...

Os invejosos estao a fazer estragos ... vai ver o email...

Nao ha-de ser nada ... 19 melhor que 20 ..

Segura o estandarte ...

Publicado por: Cush às janeiro 9, 2006 07:10 PM

Caro Py,

Linguadinhos com arroz de ervilhas E frango na púcara? Prato de peixe e prato de carne? Não haverá por aí tendências aristocráticas algo camufladas? Poderei esperar vê-lo ainda no clube dos anarco-miguelistas?...

Publicado por: Albatroz às janeiro 9, 2006 07:17 PM

eu ignoro os invejosos. E recordo-lhes que que o remédio canónico contra a úrsula é a caridade, embora eu tenha algumas dúvidas se não seria também a liberalidade.

mas olha troquei a hora com a da eventual volta:

chego às 15h30 que é muito melhor.

Obviamente saberás que viajo sempre com plano B.

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:17 PM

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:10 PM

Isso é um menu de fazer crescer a água na boca.
E eu que estou a dieta forçada...

A púcara é um instrumento precioso, mas só se revela na totalidade quando lhe enfiamos no bojo uma perdiz.

Publicado por: (M) às janeiro 9, 2006 07:21 PM

Mas neste caso acho que é B=A, o pseudo-B é so para o caranguejo fikar descansado

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:21 PM

today ..puntuacted .... in the harder way...

As melhores coisas nao sao faceis de conseguir ...

Praia .. por do sol ...calorsinho bom ... nao mais de 33 graus , nao menos de 25..Djavan .. o cara .. diz Juliana ...

Publicado por: Cush às janeiro 9, 2006 07:23 PM

meus caros eu ainda tenho esperança, depois quando eu voltar, que agora estou mesmo a precisar de alegria e Sol, que nos encontremos na Sociedade de Geografia, naqueles velhos sofás de couro, ou nos outros, espero que ainda se possa fumar uma cigarrada,,,

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:26 PM

...é preciso passar pelo harder para ter kuidado a lidar com o soft...

Eu tou contigo à la Maldacena, já, fazendo confiança no que me disseste noutros lados.

À Newton é que demora mais uns diazitos, por kausa da gravidade.

E por falar nisso o meu banho de espuma está a arrefecer! hasta

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 07:30 PM

... afinal esqueci-me da espuma....fikou só banho... melhor assim, que saudades do mar...

Agora é jantarikar e ler/xonar. hastão

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 08:03 PM

(só para dizer que fiz primeiro a púcara e depois o linguado, para variar. Tudo!). Pronto :)

Publicado por: py às janeiro 9, 2006 08:36 PM

Continuo sem perceber o que é a «ética republicana» jurada por Manuel Alegre, hoje, na campa de Fernando do Vale. Deve ser uma coisa importante :
«Ni Dieu, ni Maître, que le Roi Michaut».

Publicado por: asdrubal às janeiro 9, 2006 09:14 PM

Cavaco conseguiu cativar os votos do oscilante centrão que ora vota PS, ora PSD e em tempos PRD... Alegre cativou todos os votos de protesto que vêm de todos os desiludidos de todos os partidos. E como estes são muitos. O relativo "sucesso" de Alegre é sintomático do estado Terminal da nossa partidocracia e da necessidade visceral da aparição de um novo partido. Uma espécie de "Kadima" à portuguesa que capitalize todo este descontentamento e desilusão.

Publicado por: Rui Martins às janeiro 9, 2006 09:19 PM

Não é necessário um novo partido politico. Ou novos partidos politicos. Até porque ia sair exactamente a mesma treta com que agora convivemos.

Podemos é acabar com o parlamentarismo. É melhor para os checks and balances se o poder executivo e legislativo estiverem completamente separados. Essa é uma das raizes da estabilidade da democracia nos Estados Unidos, que em mais de 200 anos raramente sofreram derivas totalitárias, e as poucas que aconteceram foram rapidamente resolvidas dentro do próprio sistema. Algo de que poucas democracias europeias se podem orgulhar, com excepção do Reino Unido.

Publicado por: Pedro Oliveira às janeiro 9, 2006 11:05 PM

(M) às janeiro 9, 2006 04:11 PM:
"Ainda não perdi a esperança de a ver escrever que um bom comunista é um comunista morto."

Perca-a, porque eu não mudo de opinião pela morte de uma pessoa, nem adopto atitudes politicamente correctas. Gosto de chamar os bois pelos nomes.

Quando foi da morte do Álvaro Cunhal, leia, sff:
http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2005/06/o_traspasse_de.html
e depois:
http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2005/06/a_perversao_da.html

Publicado por: Joana às janeiro 9, 2006 11:46 PM

Joana às janeiro 9, 2006 11:46 PM

Será que, de repente, eu caí na Twilight Zone e estou a falar uma língua alienígena sem me aperceber?
Já não é a primeira vez neste post que falo em alhos e me respondem em bugalhos.
Eu não disse que esperava vê-la a «dizer bem» de um comunista depois de morto. Pelo contrário, o que aquela frase, muito popularizada, pretende significar é que um comunista só é bom se estiver morto.
É isso que eu continuo a ter a esperança de a ver escrever.

Publicado por: (M) às janeiro 10, 2006 12:17 AM

Pedro Oliveira às janeiro 9, 2006 11:05 PM

Estou em grande parte de acordo. Por isso defendo uma Monarquia em que o Rei nomeia livremente o primeiro-ministro, mas em que o poder legislativo está total e exclusivamente nas Cortes eleitas directamente pelos eleitores (logo, não haveriam decretos-lei ou coisas quejandas), ou uma República presidencialista com a mesma separação total de poderes. Lá chegaremos, quando compreendermos a necessidade de controlar a oligarquia...

Publicado por: Albatroz às janeiro 10, 2006 12:22 AM

...com excepção do Reino Unido.»

Publicado por: Pedro Oliveira às janeiro 9, 2006 11:05 PM

E quiçá da Suiça, da Bélgica, da Holanda, da Dinamarca, da Noruega, da Suécia, da Islândia?...

Ou da Índia, noutro continente...

E da Austrália...

Publicado por: (M) às janeiro 10, 2006 12:26 AM

esta ninguém me tira

Publicado por: cush às janeiro 10, 2006 01:07 AM

plim plão****

Publicado por: cush às janeiro 10, 2006 01:08 AM

(M):

"Manuel Alegre pertenceu ao grupo que assaltou as instalações da Rádio Portugal Livre e dali expulsou os elementos do PCP"

Ui ui, que coisa tão grave!!! Parece os saneamentos que o Saramago promoveu no DN... ou o assalto ao "República"... que horror.

(M), não seja ridículo. Isso que Manuel Alegre terá feito, pertence ao rol de atuações legítimas do PCP.

"O mesmo grupo que esvaziou as contas bancárias do PCP em Argel, apropriando-se do dinheiro do partido"

Que horror, roubo! Comparado com os assassínios em massa repetidamente perpetrados pelos partidos comunistas, por exemplo em Espanha nas jornadas de Maio (de 1937), isso é muito grave!

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 10, 2006 10:09 AM

Definitivamente, era preciso muito treino para chegar a esse estado de perfeição – você já deve ter nascido assim

Publicado por: (M) às janeiro 10, 2006 01:02 PM

eu ká disso não sei nada, agora esta posta devia passar dos 100...nâo?

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 07:12 PM

Hoje meu caro são uns parcos panadinhos com arroz de milho e água 7 Fontes...

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 07:14 PM

'bora

Publicado por: Coruja às janeiro 10, 2006 08:40 PM

'bora

Publicado por: Coruja às janeiro 10, 2006 08:41 PM

corujinha :)! só agora é que voltei do banho, que isto há que ir limpando a pele pró mar...

Olha antes de mais se precisares de mim também tens o meu mail. Esse que tens vai bloquear enquanto eu estiver fora porque fika logo cheio e não tenho paciência. Mas também tens o *.hotmail.com onde o * é igual ao outro.

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 08:54 PM

... mas não aguenta koisas pesadas, se se justifikar passamos depois para outro...

Mas olha que eu de férias/missões só vou à internet quando se me apita uma koisa na cabeça, mas o Cush também deve estar alerta, no lo se.

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:01 PM

agora és tú

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:02 PM

tu

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:03 PM

chato!

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:20 PM

...mas olha já agora um koisa engraçada - descobri que fazer kontas à economista também é divertido: estava no banho a pensar que X do preço do meu voo, talvez metade, fica logo coberta pelo que não vou gastar ká de eelvtricidade e gás que eu gosto muito de tudo quentinho,,,

Ora sim senhor.

Acho que isto se calhar tem a ver com akele espaço dual da PL, não?

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:23 PM

OK

Publicado por: Coruja às janeiro 10, 2006 09:51 PM

Publicado por: (M) às janeiro 10, 2006 12:26 AM

E quiçá da Suiça, da Bélgica, da Holanda, da Dinamarca, da Noruega, da Suécia, da Islândia?...

Ou da Índia, noutro continente...

E da Austrália...

A Suiça, de acordo. A Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suécia não são republicas, e são países democráticos há menos de 200 anos. A Islândia e a Noruega nem eram independentes há 150 anos atrás. Idem para a India e a Austrália.

Mas enfim, presunção e àgua benta...

Publicado por: Pedro Oliveira às janeiro 11, 2006 11:15 PM

eu é só para deixar a casa arrumadinha: um primo!

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 01:18 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)